Panorama Internacional — Coisa de Cinema - DELTA | Cultura online

Panorama Internacional — Coisa de Cinema

Share This

Acontece a 13ª  edição do festival Panorama é produzido pelo Coisa de Cinema, sediada em Salvador, Bahia. O cenário de audiovisual cresce, cada vez mais, na capital baiana, e eventos como esse incentivam a produção e o contato com outros produtores brasileiros.

O evento acontece em Salvador e em Cachoeira, sendo vários dias de programação e o ingresso (inteira) custando R$10. De a cordo com o site do evento, a mais significativa dessas mudanças é que o Panorama vai dedicar a competição nacional aos primeiros longas de uma nova geração que chega com muita força. Filmes de diretores que, via de regra, passaram pelo festival em edições anteriores com seus curtas e que chamam atenção pela solidez e inteligência de seus filmes.
O espaço, por si só, encanta o público. As janelas mostram a beleza do centro histórico, com vista para o mar. Com os posters do Panorama e dos filmes a serem exibidos, no térreo do espaço, que mais parece um café Estado Unidense. 

Algumas das seções eram finalizadas com uma conversa e debate com os diretores e atores, nos quais nós, aspirantes ao audiovisual, poderiam perguntar sobre toddo o processo de pré-produção, divulgação, captação de recursos, teste de elenco, dentre outras questões que lhe interessarem, até mesmo sobre o significado de determinados elementos no filme!

Programação e autógrafos

Debate com diretor e atores do filme Sarmaga

"Na Competitiva Nacional – Curtas, afirmam que continuaram a misturar estreantes e veteranos. O curta-metragem é a renovação por excelência. Incrível ver cineastas que voltam ao curta para experimentar novos desafios – como se fossem estreantes!
Fora da competição, a mostra Panorama Brasil exibe filmes que passaram por grandes festivais ou trazem a marca de diretores já consolidados no cenário mundial. Como uma vitrine da produção nacional, traremos filmes aguardados que prometem debates acalorados em sessões lotadas.
Seguindo os passos do ano anterior, a competição baiana cresce nessa edição. Aos poucos, o cinema baiano volta a ocupar o cenário nacional e o Panorama saúda essa crescente presença.
É possível também ter a experiência singular e cada vez mais distante de assistir uma projeção em 35mm. Escolhemos exibir alguns filmes da mostra Clássicos do Cinema neste formato histórico. Perceba, caro expectador, o grão da película e escute o barulhinho do projetor!
E por falar em película, o XIII Panorama resgata o trabalho de Renato Fróes, que desenhou e montou manualmente os anúncios de filmes para os jornais de Salvador ao longo de quase 40 anos. Parte de sua obra estará reunida em uma exposição no foyer do Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha, que é a sede do nosso festival.
Outro homenageado desta edição é o notável ator Paulo José, que estará presente na sessão de “Todos os Paulos do Mundo”, filme-homenagem realizado com muito amor por Rodrigo de Oliveira e Gustavo Ribeiro.
Haverá ainda uma sessão especial dedicada aos 40 anos da “Lumbra Cinematográfica”, com filmes dos cineastas Póla Ribeiro, José Araripe Jr, Edgard Navarro e Fernando Bélens. É tempo de ver ou rever curtas essenciais da nossa cinematografia!
Lembraremos também a passagem de Geraldo Moraes, Guido Araújo e Luiz Paulino. Fica a saudade, os ensinamentos e o nosso reconhecimentos a essas pessoas que muito realizaram pelo Cinema. A eles, é dedicado este XIII Panorama!
Por fim, reiteramos o nosso lema maior: “O Cinema no Centro”. No centro das nossas vidas e das nossas cidades. Salvador e Cachoeira contam com belíssimos cinemas em seus centros históricos. Com muita alegria, nós vamos ocupar esses cinemas de RUA e ver milhares de pessoas caminhando pelas calçadas dos nossos Centros Históricos."


Confira mais informações:
http://coisadecinema.com.br/xiii-panorama/

Matérias mais lidas

Confira como está o trânsito nas principais vias da cidade

Pages