Incentivo para estudantes negros de graduação universitária - DELTA | Cultura online

Incentivo para estudantes negros de graduação universitária

Share This
Inscrições podem ser feitas até 15 de dezembro para concorrer a
 30 bolsas de estudo em São Paulo (SP) e Salvador (BA).

O Itaú Unibanco e o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) lançam nesta quarta-feira (21) o Programa Prosseguir. A iniciativa vai oferecer 30 bolsas de estudo para estudantes de graduação pretos (as) ou pardos (as) e de baixa renda nas cidades de São Paulo (SP) e Salvador (BA).

O objetivo do programa é incentivar a permanência de pessoas pretas ou pardas nas universidades e contribuir para integração acadêmica e para ingresso no mercado de trabalho.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.ceert.org.br entre os dias 21 de novembro e 15 de dezembro.

Podem participar do Prosseguir universitários autodeclarados pretos ou pardos, que estejam vivendo em situação de vulnerabilidade socioeconômica e já possuam matrícula vigente em cursos presenciais de universidades nas cidades de São Paulo e Salvador (veja mais detalhes abaixo).

“O Prosseguir representa um passo importante para fomentar ambientes universitários mais diversos e igualitários, promover reflexões sobre ações afirmativas em universidades e proporcionar maior integração acadêmica”, diz Daniel Teixeira, do CEERT. 

“O Programa Prosseguir foi pensado no sentido de estimular, de maneira prática, a permanência com qualidade desses jovens na universidade e, consequentemente, proporcionar uma atividade extracurricular remunerada que contribua para aumentar as condições de empregabilidade após o encerramento do curso”, diz Luciana Nicola, Superintendente de Relações Institucionais do Itaú Unibanco

A bolsa-auxílio oferecida terá valor mensal de R$ 600,00 para as pessoas contempladas. Para ter direito ao benefício, é preciso ter disponibilidade de 20 horas mensais para atividades extracurriculares de desenvolvimento profissional. Além disso, o universitário não pode participar de outros programas de bolsa de estudos.

O benefício será distribuído a partir de maio de 2019 por um período de 10 meses.

Como se inscrever
Acesse o site www.ceert.org.br e encaminhe os seguintes documentos:
· Cópia digitalizada do RG e do CPF
· Declaração de renda familiar, no momento da inscrição, conforme item próprio da ficha de inscrição.
· Declaração de pertença étnico-racial negra (auto classificados como “preto” ou “pardo”, conforme item próprio da ficha de matrícula).
· Cópia digitalizada do histórico escolar atualizado.
· Comprovante de residência.
· Vídeo de até três minutos, respondendo à pergunta: “Como esta bolsa pode fazer a diferença para seus objetivos acadêmicos e profissionais?”
· Redação de até 1,5 mil caracteres sobre a trajetória pessoal e acadêmica; e perspectiva de futuro quanto à carreira profissional.

Após o deferimento da inscrição, as candidaturas serão avaliadas pela coordenação do Programa para a entrevista dos candidatos com melhor desempenho acadêmico (histórico escolar), na resposta em vídeo e na redação.

O regulamento completo está disponível no site do CEERT (www.ceert.org.br).


Sobre o Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco, com mais de 90 anos de história, é o maior banco privado da América Latina. Presente em 19 países nas Américas, Europa e Ásia, conta com mais de 90 mil colaboradores. Com uma rede de atendimento ampliada, composta por 4.388 agências e postos de atendimento e 46 mil caixas eletrônicos em todo o território nacional, atende clientes pessoa física e pessoa jurídica em todos os segmentos.

O banco participa de diversas iniciativas e compromissos públicos com o objetivo de promover a diversidade. Entre essas ações estão a participação na “Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero”; “Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial”, e do “Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.” Em 2017 o Itaú obteve o “Selo Paulista de Diversidade”, concedido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo em reconhecimento a boas práticas a favor da competitividade e da cidadania, que envolvam questões étnicas, raciais, de gênero, idade e orientação sexual, e as relativas às pessoas com deficiências, além de difundir a cultura, valorização e igualdade.

Matérias mais lidas

Confira como está o trânsito nas principais vias da cidade

Pages