Novidades: Festival Panorama de Cinema em Salvador - DELTA | Cultura online

Novidades: Festival Panorama de Cinema em Salvador

Share This
Filmes de 16 países são selecionados para Competitiva 
Internacional do Panorama Coisa de Cinema

Produções de 16 países compõem a Competitiva Internacional do Panorama Coisa de Cinema deste ano, trazendo a Salvador filmes inéditos de diferentes partes do mundo, como Austrália, Israel, Irã, Líbano, Géorgia, Colômbia e Suécia. Os seis longas-metragens selecionados pela curadoria abordam questões contemporâneas, a exemplo da vida dos refugiados nos países europeus e as relações humanas com tradições, amores e expressões artísticas.

A mostra inclui 12 curtas-metragens, que serão exibidos em conjunto com os longas, formando sessões com produções que dialogam nas suas escolhas temáticas, narrativas e/ou estéticas. Em Salvador, o XIV Panorama acontece entre os dias 14 e 21 de novembro; já em Cachoeira, o festival será realizado de 11 a 17, no Cine Theatro Cachoeirano, com acesso gratuito. Na capital, os filmes serão exibidos no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, com programação a ser definida. 

O XIV Panorama é uma realização da produtora Coisa de Cinema e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e sua Secretaria do Audiovisual; e conta com patrocínio da Ancine, do Fundo Setorial do Audiovisual e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul; além do apoio financeiro do Estado da Bahia, via Fundo de Cultura.

Confira os filmes selecionados:

LONGAS


A Cama / La Cama (Argentina/Brasil/Alemanha/Holanda) - Mónica Lairana 

Amores são batatas / Love is potatoes (Holanda) - Aliona van der Horst 

Contando Azulejos / Counting Tiles (Líbano) - Cynthia Choucair 

Fortuna (Suíça) - Germinal Roaux 

O Termômetro de Galileu (Portugal) - Teresa Villaverde 

Uma Cidade de Província / Ciudad de Provincia (Argentina) - Rodrigo Moreno 


CURTAS


A Boca / La Bouche (França) - Camilo Restrepo 

Água Mole (Portugal) - Laura Gonçalves e Xá (Alexandra Ramires) 

Água Viva (EUA) - Alexa Lim Haas 

Dia de Folga / Skip Day (EUA/Reino Unido) - Ivete Lucas e Patrick Bresnan 

Juck [Impulso] (Suécia) - Olivia Kastebring, Julia Gumpert e Ulrika Bandeira 

Nossa Música Para a Guerra / Nuestro Canto a La Guerra (Colômbia/Bélgica) - Juanita Onzaga 

Olhar / Gaze (Irã) - Farnoosh Samadi 

Onde o Verão Vai - Episódios da juventude (Portugal) - David Pinheiro Vicente 

Os Homens Atrás do Muro / The Men Behind The Wall (Israel) - Ines Moldavsky 

Prisioneira da Sociedade / Prisoner of Society (Geórgia) - Rati Tsiteladze 

Todas Estas Criaturas / All These Creatures (Austrália) - Charles Williams 

Três Anos Depois (Portugal) - Marco Amaral


Panorama abre inscrições para oficinas de Crítica Cinematográfica e Fotografia

Estão abertas as inscrições para as oficinas oferecidas pelo XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema, no próximo mês, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha. Uma tradição do festival, a atividade focada em Crítica Cinematográfica será ministrada pelo pesquisador e crítico de cinema André Dib; enquanto a inédita Oficina de Fotografia estará sob o comando da especialista em direção de fotografia Andrea Capella. 

Com aulas matutinas e tardes dedicadas à imersão no festival e produção de texto, Dib fomentará o desenvolvimento do pensamento crítico, ampliando as possibilidades de olhar, refletir e imaginar o cinema, por meio da exibição de obras, leitura de textos e da aplicação das técnicas e instrumentos apresentados. Para se inscrever é necessário ser maior de 16 anos, produzir um texto de até 2500 caracteres sobre um filme de livre escolha e enviá-lo para o e-mail andrehdib@gmail.com informando o nome, idade, cidade, telefone e escolaridade. As atividades serão realizadas durante o Panorama Coisa de Cinema em Salvador, que acontece de 14 a 21 de novembro. 

Tendo como norte, as possibilidades de escolha que sustentam a construção da cinematografia dos filmes, a oficina de Andrea Capellla terá 16 horas de duração, com aulas matutinas. Premiada pela direção de fotografia de “Na sua companhia” (Marcelo Caetano) e “Por dentro de uma gota d’água” (Felipe Bragança e Marina Meliande), ela partirá de exemplos do seu trabalho para realizar testes comparativos com câmeras. Os interessados devem enviar nome, telefone de contato, breve currículo e carta de motivação para formacao.panoramacoisadecinema@gmail.com, colocando o nome da oficina no assunto do e-mail. 

As inscrições para ambas as oficinas podem ser realizadas até 5 de novembro e os selecionados terão sua participação confirmada após o pagamento de taxa de R$ 150,00. Informações mais detalhadas podem ser conferidas no Facebook do festival (facebook.com/CoisadeCinemaPanorama). 

O XIV Panorama é uma realização da produtora Coisa de Cinema e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e sua Secretaria do Audiovisual; e conta com patrocínio da Ancine, do Fundo Setorial do Audiovisual e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul; além do apoio financeiro do Estado da Bahia, via Fundo de Cultura.

Centenário de Ingmar Bergman é comemorado com mostra no Panorama Coisa de Cinema

O centenário do cineasta sueco Ingmar Bergman (1918-2007) será comemorado no XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema, com a exibição de cinco títulos da sua filmografia. A mostra reúne longas-metragens realizados em diferentes momentos da carreira de Bergman, que estreou como diretor em 1945 e se manteve ativo por quase seis décadas, dirigindo um total de 47 filmes.

Premiado no Festival de Berlim, Morangos Silvestres (1957) é uma das obras mais conhecidas e celebradas do cineasta. A trama acompanha um professor de medicina se deparando com a culpa e o medo da morte durante uma viagem para receber um prêmio pelos seus 50 anos de carreira.

Também lançado em 57, O Sétimo Selo aprofunda os questionamentos sobre vida e finitude, em dúvida sobre a existência de Deus, o cavaleiro vivido por Max Von Sydow desafia a Morte para uma partida de xadrez.

Primeiro filme do diretor com a atriz norueguesa Liv Ullmann, com quem viveu por cinco anos, Persona (1966) mostra uma atriz que perde a fala durante uma apresentação teatral. Seguindo orientações médicas, ela se isola em uma ilha sob os cuidados da enfermeira Alma, o que dá início a uma relação com intimidade crescente, estabelecendo trocas de identidade.

Liv também atua nos dois filmes que completam a mostra, Gritos e Susssuros (1972) e Sonata de Outono (1978), ambos marcados pelas tensões das relações familiares. No primeiro, sua personagem recorda um passado de traições e ressentimentos, enquanto cuida de uma irmã doente. No segundo, o rancor marca a relação de uma pianista famosa com sua filha tímida e deprimida.



Panorama divulga lista de filmes selecionados para a Competitiva Nacional

Cineastas lançando até seu terceiro longa-metragem são o foco da Competitiva Nacional do XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece de 11 a 21 de novembro, em Salvador e Cachoeira. A lista de filmes selecionados tem duas produções baianas, além de filmes de Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e uma coprodução com Portugal. As sessões competitivas serão seguidas de debate com os realizadores e/ou representantes das equipes. 

A competição nacional também contempla o formato curta-metragem, somando 16 produções realizadas na Bahia, Pernambuco, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal. A lista inclui um curta produzindo em parceria entre Brasil e Portugal. 



Uma realização da produtora Coisa de Cinema e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e sua Secretaria do Audiovisual, o XIV Panoramaconta com patrocínio da Ancine, do Fundo Setorial do Audiovisual e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul; além do apoio financeiro do Estado da Bahia, via Fundo de Cultura.

Confira os filmes selecionados:
Longas
A Sombra do Pai (SP) - Gabriela Amaral Almeida
Azougue Nazaré (PE) - Tiago Melo
Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (Brasil/Portugal) - João Salaviza e Renée Nader
Deslembro (RJ) - Flávia Castro
Ilha (BA) - Ary Rosa e Glenda Nicácio
Luna (MG) - Cris Azzi
Sem Descanso (BA) - Bernard Attal
Tinta Bruta (RS) - Filipe Matzembacher e Márcio Reolon  


Curtas
11 Minutos (BA) - Hilda Lopes Pontes
Alma Bandida (MG) - Marco Antônio Pereira
As Balas Que Não Dei Ao Meu Filho (BA)  - Thiago Gomes
A Praia (BA) - Pedro Maia
Aulas Que Matei (DF) - Amanda Devulsky e Pedro B. Garcia
BR3 (RJ) - Bruno Ribeiro
Da Curva Pra Cá (ES) - João Oliveira
Estamos Todos Aqui (SP) - Chico Santos e Rafael Mellim
Guaxuma (PE) - Nara Normande
Inconfissões (RJ) - Ana Galízia
Kris Bronze (GO) - Larry Machado
Mesmo Com Tanta Agonia (SP) - Alice Andrade Drummond
Orgulho (BA) - Ricardo Sena
Russa (Brasil/Portugal) -  João Salaviza e Ricardo Alves Jr.
Umas & Outras (RJ) - Samuel Lobo
Um Ensaio Sobre a Ausência (BA) - David Aynan 




Interessados em cinema podem se inscrever 
para integrar Júri Jovem do Panorama



Tradição do Panorama Internacional Coisa de Cinema, o Júri Jovem desta edição será formado de uma maneira diferente, abrindo espaço para o público em geral. Os interessados em integrar a equipe que irá conceder o Prêmio João Carlos Sampaio aos melhores filmes nacionais podem se inscrever gratuitamente até 5 de novembro (segunda-feira).

Para participar do Júri Jovem, atividade que será acompanhada pelo crítico e pesquisador André Dib, é preciso ter disponibilidade para acompanhar todas as oito sessões competitivas do festival. Ainda é necessário enviar um e-mail para formacao.panoramacoisadecinema@gmail.com com uma carta de intenções, currículo resumido e uma crítica de sua autoria sobre algum filme recente. Importante colocar “Júri Jovem - inscrição 2018” no assunto da mensagem. 

As inscrições para as oficinas de Crítica Cinematográfica e de Fotografia do festival também serão encerradas no dia 5. Em ambas, os selecionados terão sua participação confirmada após o pagamento de taxa de R$ 150,00. Informações mais detalhadas podem ser conferidas na página facebook.com/CoisadeCinemaPanorama

O XIV Panorama é uma realização da produtora Coisa de Cinema e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e sua Secretaria do Audiovisual; e conta com patrocínio da Ancine, do Fundo Setorial do Audiovisual e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul; além do apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, via Fundo de Cultura.


Com acesso gratuito, abertura do Panorama Coisa de 
Cinema traz vencedor do Festival de Brasília e clássico de Spike Lee

Realizados em países e épocas diferentes, os dois filmes de abertura do XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema trazem um olhar sobre a vida nas periferias. Com acesso gratuito, as sessões apresentam a produção mineira Temporada, de André Novais, grande vencedora do último Festival de Brasília; e um dos grandes clássicos da carreira do cineasta norte-americano Spike Lee, Faça a Coisa Certa. Os filmes serão exibidos no dia 14 de novembro (quarta-feira), às 20h, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha. 

Com trama centrada em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, o filme de André mostra experiências pouco usuais vivenciadas por Juliana, que acaba de chegar ao local para trabalhar no combate a endemias. A exibição será acompanhada por Russão, ganhador do Candango de Melhor Ator Coadjuvante, que debaterá com o público ao final. Temporada foi premiado também nas categorias Melhor Filme, Atriz, Fotografia e Direção de Arte. 

Em Faça a Coisa Certa o foco está sobre as tensões raciais no Brooklyn e tem como mote a reação da comunidade, de predominância negra e latina, às escolhas do ítalo-americano Sal (Danny Aiello) para decorar sua pizzaria. Quando o ativista local Buggin' Out (Giancarlo Esposito) questiona a ausência de negros na “Parede da Fama”, tem início um efeito dominó que não termina bem. O filme integra a mostra em homenagem a Spike Lee. 

Uma realização da produtora Coisa de Cinema e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e sua Secretaria do Audiovisual; o XIV Panorama acontece de 11 a 17 de novembro em Cachoeira (Cine Theatro Cachoeirano) e de 14 a 21, em Salvador. Na cidade do Recôncavo, o acesso à programação é gratuito, enquanto na capital baiana, os ingressos custarão R$ 12,00 e R$ 6,00 (meia), com exceção das sessões de abertura, que têm entrada grátis. 

O festival conta com patrocínio da Ancine, do Fundo Setorial do Audiovisual e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul; além do apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, via Fundo de Cultura.

Afrobapho, Trapfunk e Okwei Odilo fazem shows gratuitos no Panorama Coisa de Cinema

Shows e festas que botam todo mundo para dançar até altas horas já são uma tradição do Panorama Internacional Coisa de Cinema. Nesta edição, é a cantora nigeriana Okwei Odili quem dá início à programação musical, dia 14 de novembro, no foyer do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, com acesso gratuito. Radicada em Salvador, a artista se apresentará, a partir das 22 horas, acompanhada da banda Aweto, com repertório formado por trabalhos autorais em estilos africanos e versões vibrantes de músicas nacionais.

No encerramento do festival, dia 21 de novembro, às 23h, a festa fica por conta dos coletivos Afrobapho e TrapFunk&Alivio e também terá acesso gratuito. Formado por jovens LGBT, o primeiro integra diversas formas de arte para movimentar corpos e mentes em uma perspectiva antirracista e de confronto ao padrão heteronormativo. Criado por DJs e produtores de Amaralina, o segundo coletivo mistura letras, pontos e bases de funk com aa linguagem do trap para constituir uma música que dialoga com seu entorno. 

Uma realização da produtora Coisa de Cinema e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e sua Secretaria do Audiovisual; o XIV Panorama acontece de 11 a 17 de novembro em Cachoeira (Cine Theatro Cachoeirano) e de 14 a 21, em Salvador. Na cidade do Recôncavo, o acesso à programação é gratuito, enquanto na capital baiana, os ingressos para os filmes custarão R$ 12,00 e R$ 6,00 (meia). Dando direito a 10 ingressos, os passaportes serão vendidos por R$ 50,00.

Matérias mais lidas

Confira como está o trânsito nas principais vias da cidade

Pages