Resenha: Assim é a vida - DELTA | Cultura online
Ficha técnica:
Gênero Comédia
Nacionalidade França
Distribuidor PARIS FILMES
Título original: Le Sens de la fête
Música composta por: Avishai Cohen
Direção e roteiro: Éric Toledano, Olivier Nakache
Data de lançamento 21 de dezembro de 2017 (1h 56min)

Sinopse

Max geriu uma empresa de catering por 30 anos. Ele planejou centenas de festas e está começando a ficar cansado. Mas hoje é o grande dia de Pierre e Helena. Eles estão se casando em um sublime castelo do século XVII. Como de costume, Max organizou tudo. Ele recrutou seu time de garçons, cozinheiros e assistentes. Ele indicou o fotógrafo ao casal, reservou a banda, cuidou dos arranjos de flores: tudo para fazer da festa um sucesso. Mas uma série de contratempos e uma agenda muito apertada pode transformar o instante de felicidade e emoção em um verdadeiro desastre e caos. Desde o início dos preparativos, até o entardecer, o longa apresenta os bastidores de uma festa de casamento por meio dos olhos das pessoas que trabalham nela. Todos contarão com sua única qualidade em comum: eles sabem o que significa realizar uma boa festa.


Resenha

O longa começa com discussões sobre o planejamento de um casamento, enquanto o casal quer reduzir os custos, o vendedor de irrita por suas tentativas de cortar o orçamento. São pincelados os primeiros toques de comédia na irritação do planejador de casamentos. As tiradas engraçadas descontrai o clima de confusão e brigas na produção de outro casamento.
A palheta de cores quentes e claras, até o momento o filme se passa no início da tarde. As cores vão mudando com o passar das horas do dia, e ao se aproximar o casamento, que acontece de noite. Funciona bem para a demarcação de tempo e para situar o espectador.  
Começam a ser traçados os perfis dos personagens que serão focados na trama. Tem um personagem que se importa com questões ortográficas das falas das pessoas, com a incoerência e com literatura, a ponto de incomodar os outros. O estagiário do oitavo ano está sendo ensinado "bons modos", desde  como devem ser dados os "bom dias" até aprender a usar o nome das pessoas após cumprimenta-las. 
É revelado que é aniversário do planejador de casamentos, mas ele parece não querer que as pessoas saibam. 
O personagem do esposo aparece com ar arrogantemente, falando que não queria as flores daquela forma, e entrega o seu discurso que mais parece um livro. A maioria das confusões parecem estar em volta do noivo. O mesmo se estressa com o Dj que fora trocado parece ser escandaloso e pouco profissional. O noivo quer uma festa sóbria, chique e elegante. Reclama com o musico pois ele claramente não se encontra nesses requisitos.
Ao todo cinco pessoas são focadas para serem mais profundamente desenvolvidas, o corretor, o organizador, o estagiário e seu chefe (fotografo), Adele e o noivo do casamento.
A trilha sonora é na maioria das vezes animada, e funciona bem com o filme, as cenas dramáticas são bem trabalhadas o que revela uma preocupação do roteiro em trabalhar bem o drama após momentos engraçados.
O casamento é para se passar em um castelo do século 17 e por isso a equipe está fantasiada a caráter. Os garçons não queriam usar os costumes, mas o organizador os intimou. O casamento parece-se iniciar em um clima descontraído, mas o noivo se incomoda com o fotógrafo comendo exageradamente. 
Algumas cenas são emblemáticas e trazem questões atuais, como o fotógrafo se irrita com os celulares tirando foto quando ele esta tentando fotografar o casamento com sua câmera. As vezes parecia que o trabalho dele não era mais necessário, já que todos queriam fotografar com seus próprios smartphones.  
Chega a noite, a palheta de cores fica mais escura, antes era tons de rosa claro e Brancos que revelavam certa inocência, agora as luzes artificiais iluminam os locais. O organizador permanece com seu bordão para todos os imprevistos: "vamos nos adaptar". Adaptam na cozinha, resolvem servir enxovado salgados e oferecer água com gás, para os convidados "encherem e a cozinha ganhar tempo".
O noivo continua a mostrar a grandeza de seu ego, fingido que não sabia que pediu a ser chamado para o palco sair grande surpresa ele ser homenageado dessa forma.  O organizador pede ajuda a outro organizador que está realizando outro casamento, que dão um suporte e levam em tappawers. O noivo demora muito tempo em seu discurso, os convidados devoram os folheados, o que dá tempo do organizador retornar. 
Quando ele retorna, parece haver um inspetor para certificar-se de há pessoas trabalhando ilegalmente no buffet. O organizador manda os ilegais trocarem de roupa e se misturar com os convidados. O fotógrafo descobre um aplicativo para encontrar mulheres ao redor, e fica intrigado procurando por alguém que deu match. O corretor se mistura e senta com a noiva, e inclusive corrigiu um convidado sentado na mesa. 
O organizador vê sua esposa ou amante, porque é confuso quem ela é, dançando com outro rapaz. Todos começam a dançar, inclusive os ilegais misturados com os convidados. O organizador parece triste. Um dos garçons que diz ser mágico corta a gravata de um convidado e não a conserta. 
Muitas confusões acontecem, mesmo com a queda de energia, e o noivo havia saído voando com um balão, tudo acaba bem, com uma bela surpresa que emociona o espectador. A festa continua. Mesmo tudo dando errado, a festa, no fim, continua. Vale a pena ser assistido, reassistido e relembrado. 

Matérias mais lidas

Confira como está o trânsito nas principais vias da cidade

Pages