Em 2019 a Pandora Filmes completa 30 anos, e para celebrar essa marca, uma série de eventos e novos projetos serão divulgados nos próximos meses. Com um catálogo especialmente voltado para o cinema de autor, a Pandora Filmes chega aos 30, como deve ser; crescendo e inovando. A distribuidora surpreendeu o mercado e fechou o ano de 2018 com números superiores ao ano de 2017, e pretende crescer ainda mais no próximo ano, sem deixar de lado suas características principais, trazendo ao público filmes de qualidade de autores consagrados, além de apresentar novos cineastas.
VEJA ABAIXO OS PROXIMOS LANÇAMENTOS:
3 de janeiro: MEU QUERIDO FILHO
Aclamado pela crítica no último Festival de Cannes, onde foi exibido na Quinzena dos Realizadores, a coprodução entre Tunísia, Bélgica, França e Catar, dirigida por Mohammed Ben Attia (mesmo de A Amante), “MEU QUERIDO FILHO”, gira em torno da família de Riadh (Mohammed Dhrif). Ele está prestes a se aposentador do trabalho de operador do porto de Tunis, casado com Nazli (Mouna Mejri), e leva a vida em torno do único filho, Sami (Zakaria Ben Ayed), que está se preparando para os exames do ensino médio. Mas as rotineiras crises de enxaqueca do filho deixam Riadh e Nazli sempre em alerta. Quando tudo parece estar melhor, Sami desaparece de repente.
Trailer10 de janeiro: A ESPOSA
Em A ESPOSA, de Björn Runge, Glenn Close, indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz, vive Joan, uma mulher que abriu mão do seu talento e de suas ambições para apoiar o marido escritor Joe (Jonathan Pryce), com quem está casada há 40 anos. Quando viaja para Estocolmo para acompanhar o marido na cerimônia de entrega do Prêmio Nobel de Literatura, Joan passa a ser procurada por um jornalista (Christian Slater) ávido por escrever uma biografia não-autorizada do escritor. Joan se vê, então, prestes a encarar o maior sacrifício da vida e alguns segredos serão revelados.
Trailer: https://youtu.be/Hj8KPhUMI88Fevereiro: JORGE GUINLE – O HOMEM QUE NUNCA TRABALHOU de Otávio Escobar
Herdeiro de uma das famílias mais ricas do Brasil, no início do século XX, Jorge Guinle decidiu, desde moço, que não trabalharia um dia sequer na sua vida. Homem culto, generoso e encantador, Jorginho, como era conhecido, viveu no luxo e na riqueza, conheceu os homens mais poderosos e as mulheres mais desejadas do seu tempo e morreu pobre, aos oitenta e oito anos, por um erro de cálculo: não imaginou que ficaria tanto tempo sobre o planeta. Apresentando Rita Hayworth, Kim Novak e grande elenco, o filme revela um personagem muito mais rico que o dinheiro que ele teve e gastou. Elenco inclui Letícia Spiller e Guilhermina Guinle.
Fevereiro: RAIVA
Em RAIVA, uma coprodução Portugal, Brasil e França, dirigida por Sérgio Tréfaut, os campos do Baixo Alentejo, em Portugal dos anos 1950, estão em pauta. Dois assassinatos em uma noite geram suspeitas e dúvidas aos moradores da região. Qual a origem desses crimes? Baseado no romance Seara de Vento, de Manuel da Fonseca, o filme conta a história de uma família de camponeses que luta pelo trabalho e pela dignidade durante a ditadura portuguesa. O filme foi exibido na 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e no Festival Internacional de Cinema do Rio.
7 de março: QUANDO MARGOT ENCONTRA MARGOT
Direção: Sophie Fillières
Margot, 25 anos, tem uma vida despreocupada, pontuada por frequentes noitadas em Paris. Uma noite, durante uma festa, ela conhece outra Margot, 20 anos mais velha. Detalhes curiosos e grandes semelhanças fazem com que elas descubram que são a mesma pessoa em fases diferentes. Na manhã seguinte, no mesmo trem para Lyon, elas se deparam com Marc, o ex de uma delas, cujo charme desperta grande atração em ambas. Daí em diante, Margot e Margot acharão cada vez mais difícil se desligar uma da outra e também de Marc. Como seria reencontrar o seu próprio eu? Isto é o que Margot e Margot irão descobrir.
14 de março: UM AMOR INESPERADO
Em “UM AMOR INESPERADO”, de Juan Vera, Marcos (Ricardo Darín) e Ana (Mercedes Morán) encaram a partida de seu único filho e, com isso, precisam lidar com uma série de situações que vem à tona quando estão a sós. Os dois passam a se perguntar se ainda estão apaixonados ou se apenas estão presos ao costume de seguirem juntos. Pouco a pouco, precisam descobrir as respostas.
Abril: O MAU EXEMPLO DE CAMERON POST
Filme vencedor do Festival de Sundance 2018, O MAU EXEMPLO DE CAMERON POST acompanha a vida de uma adolescente que, após ser flagrada pelo namorado transando com a melhor amiga em pleno baile de formatura, é enviada pela tia para um centro religioso que afirma curar jovens atraídos pelo mesmo sexo, mas para se submeter ou não ao suposto tratamento, a adolescente precisa antes descobrir quem é de fato.
Abril/Maio: A SOMBRA DO PAI
Dirigido por Gabriela Amaral Almeida, A SOMBRA DO PAI conta a história de Dalva, uma menina de nove anos às voltas com o silêncio do pai, o pedreiro Jorge (Júlio Machado), que fica mais e mais triste após perder o melhor amigo em um acidente. A irmã de Jorge, Cristina (Luciana Paes, de O Animal Cordial), administrava a vida de pai e filha desde a morte da mãe da menina, há três anos. Quando Cristina deixa a casa do irmão para se casar, Jorge e Dalva precisam enfrentar a distância que os separa.
Maio: COMPRA-ME UM REVÓLVER
O mexicano “COMPRA-ME UM REVÓLVER”, de Julio Hernández Cordón, foi exibido no último Festival de Cannes, na Quinzena dos Realizadores. O filme traz uma visão distópica de um México controlado inteiramente por cartéis, no qual as mulheres estão desaparecendo. Uma jovem usa uma máscara para esconder sua identidade e ajudar o pai a cuidar de um campo de beisebol frequentado pelos traficantes. Certo dia, ao acordar, a menina precisará lutar pela sua própria vida.
Maio: ADONIRAN, MEU NOME É JOÃO RUBINATO
A vida e a obra de Adoniran Barbosa (1910-1982), o maior nome do samba paulista, autor de sucessos como “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”. Por meio do acervo pessoal do artista, imagens de arquivo raras e depoimentos de amigos e familiares, descobrimos um personagem multifacetado, que retratou a sua São Paulo em canções e personagens de rádio. Tendo a cidade como coadjuvante, o documentário traça um paralelo entre a metrópole de hoje e aquela vivida por Adoniran. Numa jornada por seu universo criativo, cheio de controvérsias alimentadas por ele mesmo, revela-se, por trás da figura pitoresca e de fala engraçada, um artista profundamente sensível às mazelas do povo.
Ainda sem data de estreia:
Também uma coprodução internacional, PEDRO & INÊS, O AMOR NÃO DESCANSA, de António Ferreira, é baseado na história real do Rei Dom Pedro I, que desenterrou sua amante Inês de Castro para torná-la rainha depois de morta. O filme conta a história de Pedro e Inês em três diferentes vidas (presente, passado e futuro). Um amor atemporal que vence as limitações do tempo. O longa é uma adaptação do romance "A Trança de Inês", de Rosa Lobato de Faria e uma das produções portuguesas mais ambiciosas dos últimos anos.
TARDE PARA MORRER JOVEM, de Dominga Sotomayor, se passa no verão de 1990, quando a democracia volta ao Chile. Em uma cidade isolada, Sofía, Lucas e Clara se preparam para o Ano Novo, enquanto lidam com seus primeiros medos e amores. Apesar de estarem longe dos perigos da cidade grande, estão perto dos da floresta. Produzido pela RT Features, o filme foi exibido na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e No Festival Internacional de Cinema do Rio. A diretora que recebeu o prêmio de Melhor Direção no Festival de Locarno 2018, tornando-se a primeira mulher a ganhar este prêmio do festival.
Exibido na Competição Oficial do Festival de Brasília, NEW LIFE S.A. dirigido por André Carvalheira, acompanha a vida de Augusto, um jovem arquiteto bem-sucedido à procura de um sentido para sua vida, acreditando que sua arquitetura irá transformar o mundo e as relações entre os indivíduos e a sociedade.
A ESPERA DE LIZ, de Bruno Torres. Liz vive um momento de incertezas. Introspectiva, ela procura compreender o motivo do desaparecimento de seu companheiro Miguel. Enquanto busca respostas internas, Liz sente a necessidade do apoio de Lara, sua irmã mais nova. Aos poucos, o resgate da relação das duas se torna cada vez mais intenso, enquanto individualmente fazem a revisão de seus valores e sentem fortalecer o amor e a admiração. Mas Lara guarda um segredo que justifica o desaparecimento de Miguel, enquanto a silenciosa Liz espera. O elenco inclui Simone Iliescu, Rosane Mulholland, Zé Carlos Machado e Bruno Torres, entre outros.
SOBRE A PANDORA FILMES
Com 30 anos de mercado, a Pandora Filmes é uma distribuidora de filmes de arte, ativa no Brasil desde que foi inaugurada. Voltada especialmente para o cinema de autor, a distribuidora buscou, desde sua origem, ampliar os horizontes da distribuição de filmes de arte no Brasil com relançamentos de clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Fellini, Bergman e Billy Wilder, e revelações de nomes outrora desconhecidos no país, como Wong Kar-Wai, Atom Egoyan e Agnés Jaoui.
Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora Filmes sempre reserva espaço especial para o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos. Dentro desse segmento, destaca-se o recente “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert, um grande sucesso, visto no cinema por mais de 500 mil espectadores.

