Palacete das Artes apresenta a Exposição “Negra Bahia” - DELTA | Cultura online

Palacete das Artes apresenta a Exposição “Negra Bahia”

Share This
No Mês da Consciência Negra, Palacete apresenta a 
Exposição da fotógrafa Sinisia Coni

No dia da Consciência Negra, 20 de novembro, às 19h, o Palacete das Artes abrirá a exposição “Negra Bahia”, da renomada fotógrafa Sinisia Coni. A mostra conta com 30 imagens em homenagem ao Dia da Consciência Negra no Brasil, especialmente na Bahia.

Com formação superior em História pela Ufba e em Design de Interiores pela Panamericana de Arte SP, Sinisia Coni nasceu em Salvador, em 1949. Desde cedo, esteve muito envolvida com a fotografia, pois seu pai era um homem muito ligado à essa arte. 

“Sou "street photographer" e meu objetivo maior é capturar imagens de diferentes povos e culturas, principalmente na minha terra, a Bahia/Brasil, lugar possuidora de um cenário riquíssimo tanto no cotidiano do nosso povo como nos eventos populares, religiosos, cívicos e na nossa natureza. Em tudo que olho, vejo; em tudo que vejo, sinto; em tudo que sinto registro com minha alma ou com minha câmera. Fotografia é para mim um grande amor cuja essência é momento, sentimento e luz”, declara a artista, que já expôs em galerias do Brasil e do mundo.

De acordo com o professor e arquiteto Francisco Senna, Sinisia Coni apresenta um trabalho artístico antropológico, sensível, erudita, cativante e bela. “Sua fotografia é envolvente e educadora, documental e artística, revelando-nos um olhar contemporâneo e apaixonado, autêntico e fiel à natureza e dignidade do ser humano”, registra, complementando. “Negra Bahia é uma exposição que celebra nossa afrobaianidade, inaugurada especialmente no Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, consagrado à memória do líder do Quilombo dos Palmares”.

Alex Baradel (colaborador na escolha das fotos para exposição) lembra que nos últimos anos, Sinisia se dedicou integralmente à fotografia, e seus registros renderam as exposições Terra Brasil, Olhar Viajante e Bahia Brasil Quotidiano, em Portugal; Artists Across Continents, na Noruega; Artcom Internacional, no Carroussel du Louvre, França; e outras mostras na Bahia-Brasil. “Há muita paixão na cultura baiana. “Paixão” é a palavra que caracteriza seus excessos, suas explosões de felicidade, de tristeza,
às vezes de violência. Nesse aspecto, este trabalho fotográfico de Sinisia Coni realizado na Bahia não é muito baiano, pois trata do romantismo. Nestas imagens, nada de erupção, nenhum extremismo ou sol escaldante, mas, um céu coberto
de nuvens, uma suave melancolia caracterizada pela postura das pessoas perdidas no seu ambiente de vida.
Suas imagens fogem do tempo, ou melhor, param-no”.


Em texto publicado no site da fotógrafa, o editor da revista “Diversos Afins” pontua em detalhes a obra da artista. “A fotógrafa baiana confessa que coloca toda a sua alma na busca de suas imagens. Como tal, é claro que ela não está inclinada a conduzir buscas frívolas por lugares e pessoas. Ela não tira fotos por causa disso, algum tipo de fotografia acidental, mas cria um envolvimento intencional com o que aparece na frente de seus olhos. Percebemos isso quando cores, formas, sombras e rostos emanam suas próprias múltiplas linguagens no ritual mais natural possível.Sem ingredientes artificiais ou arranjos premeditados, Sinisia Coni é uma testemunha genuína para o mundo, seus arrebatamentos e seu povo ", destaca Fabrício Brandão. 


A exposição ficará à disposição do público até o dia 27 de janeiro/2019. O Palacete das Artes é um equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)/Secretaria de Cultura/Estado da Bahia. Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Mais informações no tel. 71 3117 6987.


SERVIÇO

20/11 – Abertura da exposição Negra Bahia”, da fotógrafa Sinisia Coni Palacete das Artes (IPAC/Secult-BA)
Rua da Graça, 284



Matérias mais lidas

Confira como está o trânsito nas principais vias da cidade

Pages