Crítica: "Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald" - DELTA | Cultura online

Crítica: "Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald"

Share This


SINOPSE

Newt Scamander (Eddie Redmayne) reencontra os queridos amigos Tina Goldstein (Katherine Waterston), Queenie Goldstein (Alison Sudol) e Jacob Kowalski (Dan Fogler). Ele é recrutado pelo seu antigo professor em Hogwarts, Alvo Dumbledore (Jude Law), para enfrentar o terrível bruxo das trevas Gellert Grindelwald (Johnny Depp), que escapou da custódia da MACUSA (Congresso Mágico dos EUA) e reúne seguidores, dividindo o mundo entre seres de magos sangue puro e seres não-mágicos.

Ficha Técnica

Não recomendado para menores de 12 anos
Data de lançamento 15 de novembro de 2018 (2h 14min)
Direção: David Yates
Elenco: Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Dan Fogler mais
Gêneros Fantasia, Aventura
Nacionalidades Reino Unido, EUA
Título original 
Fantastic Beasts: The Crimes Of Grindelwald
Distribuidor WARNER BROS.
Ano de produção 2018
Tipo de filme longa-metragem





Polêmica

os fãs não deixaram barato a acusação da atriz Amber Heard de ter sido agredida por Johnny Depp, e não gostaram nadinha da contratação do ator para viver Gellert Grindelwald na franquia 'Animais Fantásticos e Onde Habitam'. (Fonte: CinePOP)

J.K. Rowling quebrou o silêncio e resolveu se manifestar sobre a polêmica em torno de Johnny Depp continuar no elenco da saga “Animais Fantásticos” como o vilão Grindelwald.

A escritora publicou um longo texto em seu blog com o título “a escalação de Grindelwald” para falar sobre o assunto.

“Quando Johnny Depp foi escolhido como Grindelwald, pensei que ele seria maravilhoso no papel. No entanto, na hora de filmar sua participação no primeiro filme, surgiram histórias na imprensa que me preocupavam profundamente e todos os demais envolvidos na franquia “, escreveu Rowling, fazendo referência as alegações de violência doméstica feitas contra Depp por sua ex-esposa Amber Heard.

“Os fãs de Harry Potter têm perguntas legítimas e preocupações sobre a nossa escolha para continuar com Johnny Depp no ​​papel. Como David Yates, diretor de longa data de Potter, já disse, naturalmente consideramos a possibilidade de reformulação. Eu entendo por que alguns ficaram confusos e irritados que isso não aconteceu. Para mim pessoalmente, a incapacidade de falar abertamente aos fãs sobre essa questão tem sido difícil, frustrante, e, às vezes, dolorosa. No entanto, os acordos que foram implementados para proteger a privacidade de duas pessoas, ambos que expressaram o desejo de continuar suas vidas, devem ser respeitados. Com base na nossa compreensão das circunstâncias, os cineastas e eu não estamos apenas satisfeitos com o nosso elenco original, mas realmente felizes por ter Johnny interpretando um personagem principal nos filmes”, continuou.

“Adorei escrever os dois primeiros roteiros e não posso esperar para que os fãs vejam ‘Os Crimes de Grindelwald’. Aceito que haverá aqueles que não estão satisfeitos com nossa escolha de ator no papel principal. Dentro do mundo fictício e fora dele, todos nós temos que fazer o que acreditamos ser a coisa certa”, completou

Amber Heard acusou Depp de abuso físico e emocional durante o casamento de um ano deles. A atriz chegou a divulgar uma imagem dela com o olho roxo. Depp chamou os relatos de “histórias falsas, fofocas, desinformação e mentiras”. Os dois chegaram a um acordo em 2016 e emitiram um comunicado em comum dizendo: “Nosso relacionamento era intensamente apaixonado e, às vezes, volátil, mas sempre ligado pelo amor. Nenhuma das partes fez acusações falsas por ganhos financeiros. Nunca houve intenção de danos físicos ou emocionais.” (Fonte: Papelpop)

Depp falou sobre essa polêmica. Em uma entrevista para a EW, o ator relembra que recebeu o apoio pessoal de J.K. Rowling, e diz que se sentiu mal pelo que a escritora precisou passar:

“Serei honesto com você, eu me sinto mal pela J.K. ter que lidar com todos esses sentimentos de tantas pessoas. Eu me senti mal que ela tivesse que passar por isso. Mas, no fim, existe uma grande controvérsia nisso. O fato é que eu foi falsamente acusado, o que é a razão para eu estar processando o jornal Sun por difamação e por repetir falsas acusações.”

Ele continua:

“J.K. viu as evidências [que eu tenho] então ela sabe que eu fui falsamente acusado, o que é a razão para ela ter me apoiado publicamente. Ela não leva as coisas de forma leviana. Ela não iria me apoiar se ela não soubesse a verdade. Então é isso.” 

(Fonte: Legião dos Heróis)


Crítica

Para todos os fãs do mundo bruxo, acaba de chegar mais um filme excepcional para nos emocionar. "Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald", em primeiro lugar, traz uma fotografia predominantemente sombria, com tons escuros, trazendo em segundo plano, cenários frios, nublados e chuvosos. A cor, além de demonstrar a temperatura fria, desencadeou uma série de sentimentos. Essa fotografia nos transmite melancolia, tristeza, desespero, falta de esperança. A chuva que caia sobre Queenie Goldstein era sentida pelos espectadores, que por sua vez, percebiam o frio, a tristeza, o desespero e a solidão da personagem. 
Em segundo lugar, os efeitos especiais do segundo filme estão, mais uma vez, impecáveis. Foi divulgado um vídeo de como foram criados os efeitos visuais do primeiro filme que você pode conferir aqui. Novamente, era possível visualizar a fofura do Peluncio, a água agitada pelo cavalo marinho, os momentos em que a filmagem se tornava câmera lenta, para que literalmente absorvêssemos e apreciássemos a precisão e beleza dos efeitos especiais.

Nesse longa também pudemos conhecer a história de alguns personagens chaves: Leta Lestrange, sendo revelados detalhes de sua infância; além de conhecermos a relação de Newt com seu irmão e de partes da de Alvo Dumbledore com Grindelwald, apesar de ficar subentendido que teremos maior aprofundamento deste no terceiro filme. O roteiro conseguiu encaixar bem a narrativa dessas histórias, aprofundando psicologicamente os personagens no momento certo para causar empatia e evitar confusão.
O filme faz claras referências aos filmes que já são conhecidos por nós - como a aula em que os alunos precisam enfrentar seus maiores medos para vencer o bicho papão. Pudemos conhecer Alvo Dumbledore enquanto adulto, já como um dos maiores bruxos de seu tempo. Os fãs de Harry Potter podem desfrutar de cada momento deste filme, até no momento em que é pronunciado feitiços já conhecidos por nós, como lumus. 
Os feitiços, por sua vez, foram em sua maioria dispensados para dar maior dinamicidade ao longa. Não era necessário pronunciar o Avada Kedrava, usando feitiços não-verbais, mas quando víamos a luz verde, o espectador sabia: era o feitiço da morte.
Por fim, o filme é uma ótima reintrodução a um universo tão querido por seus leitores. Agora nos resta aguardar os três próximos longas que dão continuidade a franquia dos Animais Fantásticos. Desfrutem desse filme com todas as peculiaridades que ele entrega - êxito na fotografia e na trilha sonora, com eficácia de roteiro e direção.  

Matérias mais lidas

Confira como está o trânsito nas principais vias da cidade

Pages