O que fazer no dia das crianças em Salvador? - DELTA | Cultura online

O que fazer no dia das crianças em Salvador?

Share This
Praças de Salvador são opções de lazer para o Dia das Crianças

Para as crianças comemorarem o dia dedicado a elas nesta sexta-feira (12), com muita diversão ao ar livre e pertinho de casa, uma boa opção são as praças existentes em Salvador. Quase 400 espaços de convivência e lazer foram construídos ou requalificados pela Prefeitura, desde 2013, e a nova configuração desses equipamentos públicos dá o ar de um verdadeiro playground, além de garantir aos cidadãos a diversão dos filhos sem grandes custos e, claro, estimular o contato com outras crianças.

Além dos brinquedos e espaços para o público infantil, as praças são adaptadas com rampas, piso tátil e brinquedos com acessibilidade, contribuindo com a inclusão das crianças com deficiências em parques infantis. Nos espaços, os pequenos contam com novidades como a Casa de Tarzan, o Parque dos Dinossauros e o Espaço Games. “Fazemos a criança se sentir acolhida no espaço público, onde há espaços para todos os tipos de pessoas”, pontua o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Marcílio Bastos.

Ainda segundo Bastos, essa foi uma proposta da gestão que tem sido estudada pelo Laboratório de Projetos e Geotecnologias da Desal. “Estamos levando lazer a quem mais precisa. Neste Dia da Crianças, a Prefeitura deseja muito mais sorrisos, mais cambalhotas, mais saúde e muita diversão para todos os pequenos”, pontuou.

Praças – Distribuídos nos 163 bairros de Salvador, os equipamentos são desenvolvidos e fabricados pela própria Desal, vinculada à Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), diminuindo custo e tempo e facilitando a manutenção das praças. Dentre as maiores estão a Lord Cochrane (Avenida Garibaldi), dos Dendezeiros (Ribeira), Benjoim (Caminho das Árvores), ACM (São Caetano), Largo do Tanque, Rotatória de São Marcos (São Marcos) e da Bíblia (Avenida Ogunjá). Até o final deste ano, outras 40 praças serão inauguradas após construção ou requalificação.

A maior praça municipal de Salvador, com 37 mil m², é a João Mangabeira, nos Barris. Inaugurada em março de 2017, lá é possível encontrar uma grande movimentação de crianças e adolescentes. Beneficiado com trabalho de paisagismo, o local tem como diferencial áreas para piquenique e gastronomia, além de quadra poliesportiva e um campo de futebol com vestiário, que costuma receber crianças de escolinhas de futebol para campeonatos e treinos. 

Ao longo da gestão, alguns bairros foram presenteados com mais de um equipamento, como Boca da Mata, Pernambués, Castelo Branco, Cajazeiras, Subúrbio Ferroviário e Itapuã, dentre outros. Pelo menos 80% das praças construídas ou requalificadas pela Desal estão em bairros carentes. Os espaços de lazer têm sido requalificados levando em consideração a história e características de cada comunidade.

Museus recebem programação especial na semana da criança


O Museu de Arte Moderna da Bahia e o Museu de Arte da Bahia, equipamentos administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia, preparam uma programação especial para o público infantil. Com oficinas, brincadeiras, pinturas, desenhos, shows de mágicas e diversas atividades para despertar a imaginação da criançada e incentivar também o uso dos espaços culturais.

No dia 12, sexta-feira, das 14h às 17h, o Museu de Arte Moderna (MAM) realiza programação gratuita para comemorar o Dia da Criança. Na edição especial do “O MAM abraça as crianças”, o museu oferece oficinas de pintura, desenho, colagens e modelagem com argila. O projeto visa tornar familiar a convivência das crianças com o museu e estimular a ação criadora, a capacidade cognitiva das crianças, formar futuras plateias e desenvolver o sentimento de pertencimento aos equipamentos públicos de cultura.

Já no sábado (13), também das 14h às 17h, o Museu de Arte da Bahia (MAB) e a "Picnic Salvador" fazem a festa da criançada no pátio do museu com atividades lúdicas, oficinas de dedoches (fantoches de dedos), troca de brinquedos entre os participantes e show do Mágico Dragon. O valor do ingresso é de R$ 10 por criança.

Nas oficinas de dedoches, as crianças serão estimuladas a personalizar seu fantoche customizando dedoches em feltro, utilizando pedaços de lã, olhinhos de plástico, retalhos, canetas de tecido e outros materiais.

Na atividade da troca de brinquedos, as crianças deverão trazer de casa algum brinquedo que não brinca mais para que ele seja trocado por outro que se interessar. Além de ser uma proposta divertida, serve também como estímulo a menos consumo e mais vivências. A criança passa a ter o senso de compartilhamento mútuo.



Programação


O MAM abraça as crianças
Quando: 12 de outubro de 2018 (Sexta) das 14 às 17h
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM- Avenida Contorno – Solar do Unhão.
Entrada gratuita


Brincando no Museu
Quando: 13 de outubro de 2018 (Sábado) das 14 às 17h
Onde: Museu de Arte da Bahia – MAB – Corredor da Vitória
Ingressos: R$ 10,00 por criança.
As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo telefone 71 99939-5849 (Fabiana - Whatsapp)



Matérias mais lidas

Confira como está o trânsito nas principais vias da cidade

Pages