Colégio em Elísio Medrado promove culminância dos projetos de Arte e Cultura - DELTA | Cultura online

Colégio em Elísio Medrado promove culminância dos projetos de Arte e Cultura

Share This
Estudantes do Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão, localizado no município de Elísio Medrado (a 224 km de Salvador), divertiram e emocionaram a comunidade escolar e convidados, nesta quinta-feira (23), com apresentações de suas criações artísticas, durante a culminância dos projetos de Arte e Cultura desenvolvidos na unidade escolar. O objetivo dos projetos é dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil por meio das distintas linguagens.

Ao longo do dia, os estudantes mostraram suas criações por meio de performances de dança, teatro, música, artes visuais, audiovisuais e de álbuns patrimoniais. O estudante João Pedro Sandes, 16, 3º ano, participou do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA) e apresentou uma maquete do colégio. “Fizemos uma réplica mais próxima do colégio com mãos sustentando as estruturas, representando a diversidade na nossa escola. A ideia foi retratar a diversidade como patrimônio imaterial e belo da nossa escola e que o respeito aqui vem antes de tudo”, explicou.

Já sua colega Suelen Macedo, 17, também do 3º ano, contou que participa do projeto Mostra de Dança Estudantil (DANCE) há três anos e sempre busca representar em suas coreografias seus sentimentos de forma criativa. “Este ano falamos sobre a África. Sentimos que este era o tema a ser abordado. Na verdade, seguimos para a linha do racismo. Precisamos divulgar nossa cultura, nossos povos, cultuar o respeito e combater a intolerância”, pontua.

Os audiovisuais desenvolvidos por meio do projeto Produções Visuais Estudantis (PROVE) também chamaram a atenção do público. Matheus Caldas, 16, 2º ano, participou da criação do vídeo ‘Depressão – a sombra de um sorriso’, e explicou a escolha do tema. “A sociedade precisa se dar conta de que a depressão é uma doença e que temos muitos jovens que estão passando por isso e não sabem pedir ajuda. Estamos abordando muito na escola este tema e agora vamos mostrar a comunidade. Gosto de participar dos projetos de arte e cultura, porque o colégio nos dá essa liberdade de falar sobre temas que fazem parte do nosso dia a dia e poder mostrar, no nosso caso, por meio do audiovisual”, afirmou. 

Apresentações - Nesta edição, cerca de 130 estudantes do colégio foram envolvidos nas apresentações dos projetos Tempos de Artes Literárias (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), Produções Visuais Estudantis (Prove), Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Mostra de Dança Estudantil (DANCE), Canto e Coral Estudantil (ENCANTE) e o Festival Estudantil de Teatro (FESTE).

Matérias mais lidas

Confira como está o trânsito nas principais vias da cidade

Pages