Crítica: Todo dia - DELTA | Cultura online
Ficha técnica

Data de lançamento 26 de julho de 2018 (1h 38min)
Direção: Michael Sucsy
Elenco: Angourie Rice, Justice Smith, Owen Teague mais
Gêneros Drama, Fantasia, Romance
Nacionalidade EUA
Título original 
Every Day
Distribuidor PARIS FILMES
Ano de produção 2017
Tipo de filme longa-metragem


SINOPSE 


Não recomendado para menores de 12 anos
"A" tem o incrível poder de acordar todos os dias em um corpo diferente, independente de gênero, cor ou idade. Sua rotina de constante adaptação, no entanto, ganha ares tristes quando acorda no corpo de Justin (Justice Smith) e acaba se apaixonando perdidamente pela namorada dele, Rhiannon (Angourie Rice).

CURIOSIDADE

Primeiro longa-metragem produzido e distribuído pelo estúdio de cinema Orion Pictures, depois de sua revitalização.

Crítica

O filme, baseado no livro de mesmo nome e que desde o trailer já indicava que iria tratar sobre sexualidade na adolescência. Entrar no cinema e descobrir que essa temática será exposta e a recomendação é para maiores de 12 anos, ou seja, adolescentes, é uma descoberta alegre que já nos faz entrar com expectativas. 
O longa inicia com fotografia colorida, ambientado na maioria das vezes em horários diurnos, com  claridade, o que funciona bem com a proposta. Esperamos um filme leve e agradável. 
Começa o desenvolvimento, conhecemos a protagonista que parece gostar do Justin, ela manda muitas mensagens, o chama pra filar aula. Nesse momento descobrimos algumas coisas sobre ela, que ela não fala muito do pai, a única coisa que ela conta é que ele teve um ataque há alguns anos. 
A Irma mais velha parece aleatória e nada próxima de Rhiannon (Angourie Rice). Sua família é apresentada talvez de forma superficial, apenas para compor a narrativa. 
Justin volta a tratar ela com indiferença. 
Ela começa a perceber coisas estranhas, os personagens não entendem o Nathan sair correndo à meia-noite. Começa um nexo de drama no filme, a Rhiannon se vê confusa e é o momento em que Megan explica que ela é alguém que acorda em um corpo diferente todo dia. 
Megan explica as regras: nunca acorda duas vezes no mesmo corpo, nunca muito longe, são pessoas da mesma idade. A alma diz que se chama "A", queria um nome que ninguém mais tivesse. 
Se inicia uma das partes mais dramáticas do filme, Rhiannon sem saber o que fazer, sem saber se confia em A, sem ter certeza se gosta de A ou do Justin. 
Todos os dias a alma mudava de corpo, e tentava não deixar rastros no corpo das pessoas.
Aos poucos vamos descobrindo mais sobre A, que tem sua própria consciência, mas pode acessar histórias e memórias, quanto mais vai passando o dia, mais ele vai conhecendo a pessoa. 
Existem alguns pequenos momentos de comédia em meio ao drama, como o Nathan dizendo que foi possuído por satanás. 

Começa a ser exposto as questões do gênero, Rhiannon pode se apaixonar pela alma, ignorando o corpo, mesmo quando este corpo for de uma mulher? Ela começa a se questionar se Justin realmente gosta dela, pergunta o que ele gosta neles. 
Ela começa a ficar muito tempo no celular, falando com A. Ela começa a sentir empatia por A, acha que parece uma vida solitária.
Apesar de certos dramas que já foram apresentados, como a menina que tentou se matar, outra temática importante de ser tratada com adolescentes, ela tem momentos divertidos juntos, se conectam, tem dias especiais. O filme apesar desses momentos mais densos, é predominantemente leve e deixa a desejar aprofundamento nas relações de Rhiannon com sua família. 
A sempre olha as mãos quando acorda. A começa a ficar no corpo de Alexander, porque ele parece ser um cara incrível. Alexander começa a perceber que está impactando a vida do Alexander. 
Começa o último e mais importante momento dramático de A ao descobrir, de forma altruísta, que não pode dar certo com Rhinnon, se perceber até mesmo que Alexander poderia ser o cara certo pra ela. 
O longa discute também sobre criar marcas, deixar rastros, impactar positivamente a vida das pessoas com quem você se "conecta". Temas importantes, debatidos de forma sensacional e definitivamente merece ser um sucesso de público. Espero que as pessoas o assistam e criem marcas. 

Matérias mais lidas

Confira como está o trânsito nas principais vias da cidade

Pages