Notícias do Festival de Cannes 2018 - DELTA | Cultura online

Notícias do Festival de Cannes 2018

Share This


Novo filme de Lars Von Trier "The house that Jack Built" estreia em Cannes 

Distribuído no Brasil pela Califórnia Filmes o filme será exibido fora de Competição
Trailer internacional: 
https://www.facebook.com/TheHouseThatJackBuiltByLarsVonTrier
https://vimeo.com/269485725

Anos 1970 nos Estados Unidos. Acompanhamos o altamente inteligente Jack (Matt Dillon) através de cinco incidentes e somos introduzidos aos homicídios que o definem como Serial Killer. Experimentamos a história pelo ponto de vista de Jack, que visualiza cada assassinato como uma obra de arte, mesmo que sua disfunção lhe cause contratempos no mundo exterior. Apesar da inevitável intervenção policial se aproximar (provocando uma enorme pressão em Jack), ele está - ao contrário de qualquer lógica - certo em ter mais chances. Ao longo da história, conhecemos as descrições de Jack sobre sua condição pessoal, problemas e pensamentos a partir de uma conversa recorrente com o desconhecido Verge (Bruno Ganz) - uma mistura grotesca de sofisticação com uma auto piedade quase infantil e explicações profundas que, para Jack, são manobras perigosas e difíceis.

THE HOUSE THAT JACK BUILT é o oitavo filme de Lars von Trier distribuído no Brasil pela California Filmes. E tem previsão de estreia comercial no segundo semestre desse ano. 

Além desse filme a California Filmes irá distribuir mais dois que estrearam em competição oficial do Festival de Cannes – COLD WAR de Pawel Pawlikowski e GIRLS OF THE SUN de Eva Husson.

THE HOUSE THAT JACK BUILT
Direção: Lars von Trier
Roteiro: Jenle Hallund (história), Lars von Trier
Elenco: Matt Dillon, Bruno Ganz, Uma Thurman
Ano: 2018
Gênero: Terror
País: Dinamarca, França, Alemanha e Suécia


COPRODUÇÃO BRASILEIRA ‘DIAMANTINO’ FAZ ESTREIA MUNDIAL NA SEMANA DA CRÍTICA, EM CANNES

Produzido pelo brasileiro Daniel van Hoogstraten, mesmo de “Fala Comigo”, e distribuído pela Vitrine Filmes, o filme terá sua estreia mundial amanhã, dia 11 de maio, no Festival.


A coprodução brasileira, francesa e portuguesa “DIAMANTINO”, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, vai fazer sua estreia mundial na Semana da Crítica, no Festival de Cannes, que começa no próximo dia 8. Rodado em Portugal, o longa trata de maneira bem-humorada assuntos da atualidade, como o culto à celebridade, o crescimento da extrema direita e a crise dos refugiados.

A trama traz o jogador de futebol Diamantino (Carloto Cotta) no centro da história. Depois de ser responsabilizado por um dos maiores fracassos da história recente do futebol português, o jogador resolve deixar os campos. Em crise, ele resolve fazer uma série de coisas em busca de um novo propósito na vida, entre elas, a adoção de um refugiado. Enquanto embarca nessa odisseia, as irmãs gêmeas do jogador tramam para continuarem lucrando às custas do seu talento nas quatro linhas.

- Sabíamos que queríamos trabalhar com Carloto Cotta. Ele oferece performances tão generosas e inventivas que são cativantes e hilárias. Assim que pensamos nele, o imaginamos como um gênio do futebol ingênuo e milionário - o mais icônico dos ícones portugueses. As peças vieram juntas de uma vez - ator, personagem, história - o que foi ótimo. Nós escrevemos o filme com Carloto em mente, mas no set ele realmente trouxe vida ao filme inventando um herói surpreendentemente tocante – elogiam os diretores.

- Meu primeiro contato com o Diamantino em 2012, foi no Festival de Rotterdam, onde estava com o projeto do Fala Comigo. A partir daí foram muitas conversas, o roteiro mudou bastante, evoluiu muito e virou quase outro filme. Todo o processo foi bem complexo, o primeiro projeto internacional da Syndrome não majoritariamente brasileiro, mas com apoio da ANCINE e do FSA, conseguimos realiza-lo. Foi um super aprendizado e estou muito feliz com esta estreia em Cannes – diz o produtor Daniel van Hoogstraten.

O filme é uma coprodução entre a portuguesa Maria & Mayer, a francesa Les Films du Belier e a brasileira Syndrome Films, de Daniel van Hoogstraten, que produziu o premiado filme “Fala Comigo”. A distribuição no Brasil é da Vitrine Filmes.

Sinopse:
Diamantino, o maior jogador de futebol do mundo, perde seu talento e encerra sua carreira em desgraça. Em busca de um novo propósito na vida, o ícone internacional embarca numa odisseia delirante, onde ele enfrenta o neofascismo, a crise dos refugiados, mutações genéticas, e a busca pela origem de seu gênio.

Ficha Técnica:
direção: Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt
produzido por: Daniel van Hoogstraten, Justin Taurand e Maria João Mayer
produtora: Maria & Mayer (Portugal) / Les Films du Belier (França)
coprodução: Syndrome Films (Brasil)
roteiro: Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt
elenco: Carloto Cotta, Cleo Tavares, Anabela Moreira, Margarida Moreira, Joana Barrios, Maria Leite
direção de fotografia: Charles Ackley Anderson
direção de arte: Bruno Duarte e Cypress Cook
montagem: Raphaëlle Martin-Holger
edição de som: Daniel Turini e Fernando Henna
mixagem: Benjamin Viau
música original: Ulysse Klotz & Adriana Holtz

SOBRE A SYNDROME FILMS
A Syndrome Films é uma produtora de conteúdo audiovisual, baseada no Rio de Janeiro, que desenvolve e produz projetos de alta qualidade artística, levando também em conta seu potencial comercial. Além de "Diamantino", outras obras produzidas pela Syndrome e seus sócios estão o curta "Tá", de Felipe Sholl (2007), ganhador do Teddy Award no Festival Internacional de Cinema de Berlim 2008, o documentário longa-metragem "Rainhas", de Fernanda Tornaghi e Ricardo Bruno (2009), vencedor do grande prêmio do Festival Brasileiro de Nova Iorque 2010, o curta "Gisela", de Felipe Sholl (2011), o longa-metragem "Fala Comigo", de Felipe Sholl (2016), que estreou no Festival do Rio 2016, recebendo os prêmios de melhor atriz e melhor filme, e coproduziu os longas-metragens "Pendular" (2017), de Julia Murat, coprodução Argentino-Franco-Brasileira, que recebeu o prêmio FIPRECI na sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Berlim 2017.

SOBRE A VITRINE FILMES
Em sete anos, a Vitrine Filmes distribuiu mais de 100 filmes. Entre seus maiores sucessos estão “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, que alcançou mais de 200 mil espectadores; “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, considerado pelo New York Times um dos melhores filmes de 2012; o Americano “Frances Ha”, indicado ao Globo de Ouro em 2014; “Califórnia”, filme de estreia de Marina Person, selecionado para o Festival de Tribeca; “Mãe Só Há Uma”, de Anna Muylaert, diretora do premiado “Que Horas Ela Volta?”; “Aquarius”, segundo longa de Kleber Mendonça Filho, que competiu no Festival de Cannes e levou 360 mil espectadores aos cinemas brasileiros; e o documentário “Cinema Novo”, que ganhou o prêmio “Olho de Ouro” também no festival de Cannes. Em 2017, a distribuidora lançou “O Filme da Minha Vida”, terceiro filme como diretor de Selton Mello e que já levou mais de 250 mil pessoas aos cinemas.



MONSTROS CHEGAM AO FESTIVAL DE CANNES COM PRÉVIA DE “HOTEL TRANSILVÂNIA 3: FÉRIAS MONSTRUOSAS”

(Cannes, França – 7 de Maio de 2018) – A família de Drac mergulhou em um desfile deslumbrante e cheio de cores para dar início às suas férias monstruosas no início do 71° Festival de Cannes em 7 de maio de 2018, no Carlton Pier.

Após a parada aquática e o photo call na Riviera Francesa, o diretor Genndy Tartakovsky, ao lado de alguns dos dubladores internacionais do filme, apresentou em primeira mão uma prévia do filme, “Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas”. A animação estreia em cinemas de todo o mundo a partir do final de junho até agosto de 2018. No Brasil, a estreia é dia 12 de julho.

O desfile foi um espetáculo e apresentou muitos dos amados personagens do filme, bem como algumas adições ao elenco, incluindo a misteriosa capitã do navio Ericka, que cruzou o festival em uma série de embarcações temáticas coloridas. O desfile de monstros também contou com um barco repleto de Gremlins, esqui aquático de zumbi, e bruxas em busca de emoção conduzindo uma banana boat.

O evento culminou com Tartakovsky apertando um botão em forma de caixão para lançar o conteúdo do filme na internet – uma sequência na qual os Gremlins assumem o controle de um avião. A prévia da animação da Sony Pictures estreou globalmente e simultanemante no YouTube e YouTube kids. Disponível em HotelT3Cannes.com.

Confira a prévia exclusiva do filme: https://goo.gl/UrdQDu

SOBRE “HOTEL TRANSILVÂNIA 3: FÉRIAS MONSTRUOSAS”

Em Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas, da Sony Pictures Animation, junte-se à nossa família de monstros favorita enquanto eles embarcam de férias em um navio de cruzeiro de monstros luxuoso para que Drac possa tirar férias de sua atividade de oferecer descanso para todo o resto do mundo em seu hotel. Nesta tranquila viagem da família de Drac, os monstros se deliciam com toda a diversão a bordo que o cruzeiro tem a oferecer, desde vôlei de monstros a excursões exóticas, até colocar em dia seus bronzeados lunares. Mas as férias dos sonhos tomam um rumo perigoso quando Mavis percebe que Drac se apaixonou pela capitã humana do navio, Ericka, que detém um misterioso segredo que ameaça todos eles.



NO MÊS DO FESTIVAL DE CANNES, PLATAFORMAS DE STREAMING LANÇAM PROMOÇÃO COM FILMES QUE FIZERAM HISTÓRIA NO EVENTO

Mais de 100 longas estarão com até 50% de desconto de 10 a 31 de maio

No mês em que acontece o festival de cinema mais emblemático da temporada, o Now e o iTunes vão disponibilizar, com 50% de desconto, filmes memoráveis, produções de diretores premiados e grandes sucessos que fizeram história em Cannes. Na lista, filmes vencedores da Palma de Ouro, como “THE SQUARE: A ARTE DA DISCÓRDIA", indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro este ano, "EU, DANIEL BLAKE”, “WINTER SLEEP” e “AZUL É A COR MAIS QUENTE”. Produções que chamaram atenção da crítica também estão na lista, como “120 BATIMENTOS POR MINUTO”, “EM PEDAÇOS”, “DEMÔNIO DE NEON”, “CAROL”, “PATERSON”, e o brasileiro “AQUARIUS”. A promoção ocorre do dia 10 ao dia 31 de maio.

Veja abaixo alguns dos destaques:

“THE SQUARE: A ARTE DA DISCÓRDIA”, do diretor e roteirista Ruben Östlund, é o atual vencedor da Palma de Ouro. O longa conta a história do diretor de um museu que, para promover o sucesso de uma instalação de arte, decide contratar uma empresa de publicidade. O longa é estrelado por Claes Bang, Elisabeth Moss, Dominic Weste e Terry Notary. O filme também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e ganhou seis prêmios no Festival de Cinema Europeu.

A luta do grupo ativista francês Act Up pela prevenção do vírus HIV e tratamento da Aids é o tema central do elogiado “120 BATIMENTOS POR MINUTO”, de Robin Campillo. Ganhador de seis prêmios no Cesar 2017 – Oscar francês, incluindo o de Melhor Filme - e do Grande Prêmio do Júri de Cannes ano passado, o longa traz fatos vividos pelo próprio diretor, que foi integrante do grupo ativista na década de 90.

Preconceito, justiça e opressão estão em pauta no premiado longa “EM PEDAÇOS”, de Fatih Akin, que levou o prêmio de Melhor Atriz para Diane Kruger em Cannes 2017. No longa alemão, Diane Kruger é Katja Sekerci (Diane Kruger), uma alemã que vive em Berlim ao lado do marido turco Nuri (Numan Acar), e do filho de 7 anos Rocco (Rafael Santana). Um dia, ela é surpreendida ao ser informada que ambos morreram devido a uma bomba colocada diante do escritório do marido. Katja, ao descobrir que os responsáveis pelo atentado criminoso foram integrantes de um grupo neonazista, luta para punir os culpados.

Dirigido por Ken Loach, o vencedor da Palma de Ouro de Cannes de 2016, "EU, DANIEL BLAKE” (2016), é um dos destaques. Protagonizado pelo comediante Dave Johns, o premiado longa britânico conta a história de um senhor que é obrigado a parar de trabalhar por conta de um problema de saúde, mas se vê forçado a procurar emprego quando seu auxílio é interrompido. Na busca por trabalho, ele conhece uma mãe solteira, vivida pela atriz Hayley Squires, que também não possui condições financeiras para se manter, e eles passam a se ajudar.

Ganhador da Palma de Ouro em 2014, “WINTER SLEEP”, de Nuri Bilge Ceylan, conta a vida monótona de Aydin (Haluk Bilginer), um ator turco aposentado, que gerencia um hotel junto com a esposa com quem já não tem uma relação tão amigável. No inverno, a neve desperta um tédio e ressentimento que fazem Aydin querer partir.

Palam de Ouro em 2013, “AZUL É A COR MAIS QUENTE”, de Abdellatif Kechiche, conta a história de Adèle (Adèle Exarchopoulos), que descobre sua primeira paixão por outra mulher aos 15 anos de idade. Sem poder assumir esse desejo, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto enfrenta problemas com sua família.

“CAROL”, drama aclamado pela crítica dirigido por Todd Haynes, acompanha a história de Therese Belivet (Rooney Mara), uma jovem que trabalha numa loja de departamentos. Um dia, ela conhece Carol (Cate Blanchett), uma elegante e misteriosa cliente. Rapidamente, as duas mulheres desenvolvem um vínculo amoroso que terá consequências. O longa foi indicado a seis categorias no Oscar de 2016 e eleito um dos 10 melhores filmes de 2015 pelo American Film Institute. Rooney Mara levou o prêmio de Melhor Atriz do Festival de Cannes, em 2015.

Escolhido pela mais importante revista de cinema da França, Cahier du Cinema, como o segundo Melhor Filme de 2016, “DEMÔNIO DE NEON” (2016), de Nicolas Winding Refn, apresenta Jesse (Elle Fanning), uma aspirante a modelo que se muda para Los Angeles para tentar a sorte na carreira, mas acaba cercada por um grupo de mulheres obcecadas sua beleza que farão de tudo para conseguir o que Jesse tem. O filme esteve na seleção oficial de Cannes em 2016.

“PATERSON”, de Jim Jarmusch, relata a história de um pacato motorista de ônibus que tem o mesmo nome de sua cidade: Paterson. Interpretado pelo ator Adam Driver, o protagonista é, também, um poeta. Vive com a namorada (Golshifteh Farahani) e seu cachorro. O longa, bem-sucedido esteticamente, mostra uma semana desse casal evidenciando a rotina e melancolia. O diretor também é conhecido pelo seu trabalho em "Amantes Eternos" e "Estranhos No Paraíso". O filme esteve na seleção oficial do festival em 2016.

“O SAL DA TERRA”, (2015), de Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, ganhou prêmio especial da mostra Um Certain Regard, em Cannes, e foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário. A produção conta a trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, desde seus primeiros trabalhos em Serra Pelada, o registro da miséria na África e no Nordeste do Brasil até "Gênesis".

Outros destaques:

“PARTY GIRL”, de Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis
“A FITA BRANCA”, de Michael Haneke
"É APENAS O FIM DO MUNDO", de Xavier Dolan
"AMOR", de Michael Haneke
“O GAROTO DA BICICLETA”, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
“UM ALGUÉM APAIXONADO”, de Abbas Kiarostami
“LEVIATÔ, de Andrey Zvyagintsev
"JOVEM E BELA", de François Ozon
“ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”, de Laurent Cantet
“A GRANDE BELEZA”, de Paolo Sorrentino
“LEVIATÔ, de Andrey Zvyagintsev
“A TRAMA”, de Laurent Cantet
“O FORMIDÁVEL”, de Michel Hazanavicius
“O ABRAÇO DA SERPENTE”, de Ciro Guerra
“ADEUS A LINGUAGEM”, de Jean-Luc Godard
“SAINT LAURENT”, de Bertrand Bonello
“DOIS DIAS, UMA NOITE”, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
“AS MONTANHAS SE SEPARAM”, de Jia Zhangke

CINEBIOGRAFIA DO ÍCONE FRANCÊS JACQUES COUSTEAU, ‘A ODISSEIA’, CHEGA AO STREAMING DIA 10 DE MAIO

Outra estreia da semana é o segundo filme na trilogia “ESTADO DE CALAMIDADE”
Trailer “Estado de Calamidade”: https://youtu.be/qjRleWN61GY

“A ODISSEIA”, de Jérome Salle, e “ESTADO DE CALAMIDADE”, de Rob W. King, estreiam no dia 10 nas plataformas de streaming. Vencedor de vários prêmios de televisão e cinema, entre eles a Palma de Ouro e o Oscar, o oceanógrafo, escritor e documentarista francês Jacques Cousteau tem sua história contada em “A ODISSEIA”.

Com Lambert Wilson (Matrix; Homens e Deuses) no papel do comandante, Salle reproduz os momentos mais icônicos da vida de Cousteau, seja chefiando expedições pelos mares e experimentando suas invenções ou mostrando seu lado mais controverso, que despertou paixões e ódio ao longo da sua trajetória. O filme mostra sua trajetória ao embarcar no navio Calypso após criar um escafandro autônomo que permite respirar debaixo d’água e passa a descobrir um novo mundo. Porém, focado nas maravilhas oceânicas, não percebe que se afasta da família que o acompanha nessa jornada. Rodado ao longo de cinco meses, o longa traz também a atriz francesa Audrey Tautou, conhecida por estrelar em “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, que interpreta Simone, a mulher de Cousteau.

A relação com os filhos também está em pauta: o mais novo de seus dois, Philippe Cousteau, vivido por Pierre Niney, é seu cúmplice e algoz. Ao mesmo tempo que eles têm em comum o amor pelo mundo subaquático, os objetivos e métodos para a construção e realização do trabalho divergem, fazendo com que os conflitos sejam constantes. Philippe era o principal crítico do pai quando o assunto girava em torno do financiamento para seu trabalho. Cousteau se associava a empresas assumidamente poluidoras para conseguir dinheiro para suas aventuras, enquanto o filho posicionava-se contrário ao pai, apontando o seu discurso contraditório.


A outra estreia da semana é “ESTADO DE CALAMIDADE”, de Rob W. King. Com Nicolas Cage no papel principal, o filme se passa nos anos 2030. Devido ao aquecimento global e aos outros problemas ambientais, o estado vive em recessão. A fim de tentar controlar a economia, uma agência governamental afasta membros da sociedade considerados improdutivos. Lá trabalha Noah (Nicolas Cage), um assistente social que tenta mudar o rumo de uma família e mostrar a verdade sobre a organização.

Nicolas Cage possui longa carreira como ator e ficou conhecido por estrelar em “Cidade dos Anjos”, “Despedida em Las Vegas” e “Coração Selvagem”. “ESTADO DE CALAMIDADE”, por sua vez, é seu novo longa sci-fi, possibilitando seus fãs matarem a saudade, já que seu último título estrelado dessa categoria foi “Presságio”, em 2009.

Serviço
Disponível a partir do dia 10 de maio

Estado de Calamidade
Itunes: R$ 14,90 (Venda) R$ 7,90 (Aluguel)
Now: R$ 14,90 (Aluguel)
Google: R$ 29,90 (Venda) R$ 9,90 (Aluguel)
Classificação: 14 anos


A Odisseia
Itunes: R$ 19,90 (Venda) R$ 11,90 (Aluguel)
Now: R$ 14,90 (Aluguel)
Google: R$ 29,90 (Venda) R$9,90 (Aluguel)
Classificação: 12 anos

Matérias mais lidas

Confira como está o trânsito nas principais vias da cidade

Pages