Festival Varilux de Cinema Francês - DELTA | Cultura online

Festival Varilux de Cinema Francês

Share This
Três filmes exibidos no festival Varilux de Cinema Francês serão distribuidos pela Pandora Filmes. O evento ocorrerá entre 7 a 20 de junho em 61 cidades do Brasil

A nova safra de filmes franceses já tem data para chegar ao Brasil: de 7 a 20 de junho, no Festival Varilux de Cinema Francês. E a Pandora Filmes marcará presença com três filmes que serão exibidos no evento:“TROCA DE RAINHAS”, de Marc Dugain; “O ORGULHO”, de Yvan Attal; e “NOS VEMOS NO PARAÍSO”, de Albert Dupontel. 

“NOS VEMOS NO PARAÍSO”, de Albert Dupontel, traz a França dos anos 20 para as telonas. Nela vivem dois soldados de personalidades diferentes que possuem um ponto em comum: a guerra. Eles, um artista e um ex-contador, criam um plano para desmascarar um tenente que tenta lucrar com os corpos das vítimas da guerra. Porém, suas aventuras logo tornam-se perigosas. O filme é estrelado por Nahuel Perez Biscayart, Albert Dupontel (que também dirige o longa), Laurent Lafitte, Emilie Dequenne e Mélanie Thierry. O longa foi destaque no Prêmio César ao ganhar nas categorias “Melhor Fotografia”, “Melhor Figurino”, “Melhor Diretor”, “Melhor Adaptação” e “Melhor Direção de Arte”.

Em “TROCA DE RAINHAS”, de Marc Dugain, o conflito entre a França e a Espanha, em 1721, e o modo como os regentes decidiram a paz estão em pauta. Luís XV, de 11 anos, logo se tornará rei e, uma troca de princesas permitiria consolidar a paz com a Espanha, após anos de guerra, que deixaram os reinos enfraquecidos. Então, Felipe de Orléans casa a filha, Mlle de Montpensier, de 12 anos, com o herdeiro do trono da Espanha, e Luís XV se casa com a Infanta da Espanha, Anna Maria Victoria, de 4 anos. Tudo está sendo organizado luxuosamente, mas as crianças, por sua vez, reagem de forma inesperada. Indicado ao Prêmio César – o Oscar francês, o filme é uma adaptação do livro histórico de Chantal Thomas, “L´Echange des Princesses” (2013).

Já “O ORGULHO”, de Yvan Attal, é uma comédia na qual traz a vencedora do Prêmio César da categoria “Melhor Atriz Revelação”: Camélia Jordana. A atriz e cantora vive Neila Salah, uma jovem que cresceu em Creteil e sonha em ser advogada. Desde o primeiro dia de aula na renomada Faculdade de Direito de Paris ela se depara com Pierre Mazard (Daniel Auteuil), um professor conhecido pela sua má conduta que, para se redimir, aceita ser seu mentor num concurso. Porém, ambos precisam enfrentar seus preconceitos.

SOBRE A PANDORA FILMES

A Pandora Filmes é uma distribuidora de filmes de arte, ativa no Brasil desde 1989. Voltada especialmente para o cinema de autor, a distribuidora buscou, desde sua origem, ampliar os horizontes da distribuição de filmes de arte no Brasil com relançamentos de clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Fellini, Bergman e Billy Wilder, e revelações de nomes outrora desconhecidos no país, como Wong Kar-Wai, Atom Egoyan e Agnés Jaoui.

Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora Filmes sempre reserva espaço especial para o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos. Dentro desse segmento, destaca-se o recente “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert, um grande sucesso, visto no cinema por mais de 500 mil espectadores.


SOBRE O VARILUX

De 7 a 20 de junho, cerca de 61 cidades brasileiras recebem o Festival Varilux de Cinema Francês de 2018. O evento, que no ano passado conquistou o ranking de maior festival de cinema francês do mundo ultrapassando o da Austrália, Alliance Française French Film Festival, levou 180 mil pessoas aos cinemas apontando um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Em 2018, serão 21 longas-metragens da nova safra da cinematografia francesa, entre eles, um clássico e um documentário. O público terá a oportunidade de assistir aos mais novos trabalhos de cineastas, astros e estrelas já consagrados e também de premiados jovens talentos que imprimem diversidade e originalidade ao cinema francês.


CALIFORNIA FILMES APRESENTA CINCO FILMES NO FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS

A Califórnia Filmes irá distribuir comercialmente cinco filmes que estão no Festival Varilux de Cinema Francês. O evento, que ocorre em 61 cidades do Brasil, acontece no período de 7 a 20 de junho. Os filmes variam em categorias como drama, terror, suspense, comédia, entre outras. Segue abaixo:

“O AMANTE DUPLO” de François Ozon, com Marine Vacth, Jérémie Renier e Jacqueline Bisset. O drama conta a jornada de Chloé (Marine Vacth), uma jovem frágil que se apaixona por seu psicoterapeuta. Após alguns meses o casal vai morar junto, porém ela descobre que seu amante lhe escondeu outro lado de sua identidade. O longa inspirou, ainda, a arte visual do cartaz do festival e foi exibido no Festival de Cannes ano passado.
​IMPORTANTE: TERÁ CABINE ANTES DO FESTIVAL DEVIDO A PRESENÇA DE TALENT DURANTE O FESTIVAL - ​o filme estreia comercialmente dia 21 de junho.
Trailer: https://youtu.be/7Q3oJPfHAtA

Já​ “A NOITE DEVOROU O MUNDO”, protagonizado por Anders Danielsen Lie, Golshifteh Farahani e Denis Lavant plus, trata-se de um terror zumbi. Sam (Anders Danielsen Lie) se levanta de manhã em seu apartamento no qual abrigava uma festa no dia anterior, mas se dá conta que as ruas de Paris está coberta de mortos-vivos. Mas será que ele é mesmo o único sobrevivente?
Estreia comercialmente dia 5 de julho.​
Trailer: https://youtu.be/jsHRk6uvqis

Casablanca é palco de distintas trajetórias em “PRIMAVERA EM CASABLANCA”, do cineasta Nabil Ayouch. Entre o passado e o presente, cinco destinos estão inconscientemente interligados. Diferentes rostos, diferentes lutas, mas a mesma busca pela liberdade. E o som de uma revolta que cresce. O filme é estrelado por Maryam Touzani, Arieh Worthalter, Abdelilah Rachid.
O filme “O ÚLTIMO SUSPIRO” é uma ficção científica dirigida por Daniel Roby. No dia em que uma névoa estranha e mortal submerge em Paris, os sobreviventes encontram refúgio nos andares superiores dos edifícios e nos telhados da capital. Sem informação, sem eletricidade, sem água ou comida, uma pequena família tenta sobreviver a esse desastre. Mas as horas passam e uma coisa é clara: a ajuda não virá e será necessário tentar a sorte na névoa.
Trailer: https://youtu.be/Xf0VGUR1xg8

A comédia fica por conta do longa “DE CARONA PARA O AMOR”. O ator Franck Dubosc, também diretor do filme, é Jocelyn. O bem-sucedido homem de negócios, é um sedutor e mentiroso inveterado. Apesar de cansado de si mesmo, acaba seduzindo uma jovem bonita, fingindo ser deficiente, até o dia em que ela lhe apresenta sua irmã, que é realmente deficiente.

Mais informações em: http://variluxcinefrances.com/2018/
Facebook: Festival Varilux de Cinema Francês (/variluxcinefrancês)
Instagram: @variluxcinefrances
Youtube: Festival Varilux de Cinema Francês

Matérias mais lidas

Confira como está o trânsito nas principais vias da cidade

Pages