Festival de Rotterdã - DELTA | Cultura online

Festival de Rotterdã

Share This
Dois longas com distribuição garantida pela Boulevard Filmes serão exibidos no Festival de Rotterdã, o festival que acontece desde 1972 nos países baixos é um dos mais importantes festivais do mundo, e uma grande vitrine para o cinema independente mundial; SOL ALEGRIA de Tavinho Teixeira será exibido na Mostra “Bright the Future” e AÇUCAR de Renata Pinheiro e Sergio Oliveira no mostra “Voices”. Sol Alegria acompanha uma excêntrica família que viaja em uma missão por um Brasil ditatorial para salvar a humanidade da extinção.

Esse é o terceiro longa-metragem diretor Tavinho Teixeira, paraibano, ator por formação e um diretor em ascensão, como pode-se verificar na trajetória de seus dois longas anteriores, Luzeiro Volante eBatguano. Um realizador sui generis, reconhecido internacionalmente e com uma cinematografia ímpar. Além do próprio Tavinho, integram o elenco a atriz Joana Mederios (do Teatro Oficina), o ator português Mauro Soares (protogonista de Antonio 1,2, 3..., de Leonardo Mouramateus, que estreou na edição passada do mesmo festival de Rotterdam) e a atriz paraibana, Mariah Teixeira, que atuou em filmes como Baixio das Bestas e Se Nada Mais der Certo, e com a participação especial de Ney Matogrosso. Tudo isso através do delicado olhar do diretor de fotografia Ivo Lopes Araújo, responsável pela foto de filmes como A Cidade Onde Envelheço, Campo Grande, Tatuagem, O Homem das Multidões, entre outros. A direção de arte é de Thales Junqueira, responsável pela direção de arte de filmes comoAquarius, de Kleber Mendonça Filho e Mãe só há uma, de Anna Muylaert.

AÇÚCAR dirigido por Renata Pinheiro e Sergio Oliveira, foi exibido no ultimo Festival do Rio e na 41a Mostra Internacional de Cinema. O filme protagonizado por Maeve Jinkings é ambientado num universo de realismo mágico, que cruza a história pessoal de Bethania com a formação da identidade de um país que é, ao mesmo tempo, moderno e arcaico, contemporâneo e ancestral, branco e muito, muito mais negro.

O filme acompanha Bethania, herdeira que retorna a suas terras onde uma vez funcionou um antigo engenho de açúcar da sua família, o Engenho Wanderley. Entre fotos, criaturas fantásticas, contas a pagar, trabalhadores reivindicando seus direitos sobre a terra, Bethania enfrenta a si mesma em um presente onde o passado e o futuro são ambos ameaçadores.AÇÚCAR é uma produção da Aroma Filmes em coprodução com a Boulevard Filmes, Canal Curta e Synapse.


SOBRE A BOULEVARD FILMES

A Boulevard Filmes é uma produtora e distribuidora audiovisual brasileira com sede nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Um dos principais focos da produtora é se internacionalizar a partir de parcerias com players e com a realização de projetos que tenham uma linguagem universal e que dialoguem com seu público. A versatilidade é uma das principais características da empresa, firmando parcerias com diretores e produtoras de norte a sul do país, nos mais variados gêneros e segmentos do audiovisual. Entre as produções da Boulevard estão os longas "Açúcar" (Renata Pinheiro e Sergio Oliveira), "A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro" (Leo Garcia e Zeca Brito), , “Glauco do Brasil”(Zeca Brito), “Amor, Plástico e Barulho” (Renata Pinheiro), além do premiado curta infantil “A culpa é do Neymar” (João Ademir) e do telefilme "Guigo Offline"(René Guerra), premiado como melhor filme nos festivais For Rainbow e Mix Brasil.

Matérias mais lidas

Confira como está o trânsito nas principais vias da cidade

Pages